segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Temperos em casa - Manjericão

Tenho um cantinho sem vida, pequeno, mas bate sol. O que devo plantar? Temperos! Essa é minha resposta sempre que ouço estas perguntas.
Todo mundo anda querendo acrescentar temperos, chás e hortaliças de pequeno porte em sua casa ou apartamento.
Os temperinhos não precisam de muito espaço, basta um vaso de uns 20cm de diâmetro e uns 25 cm de altura, de preferência feito de barro ou uma jardineira onde possam ser plantadas várias mudas que podem ser de espécies diferentes.
E nesta nova moda, o que acho ótimo, vou falar hoje sobre o manjericão (Ocimum basilicum), planta aromática e muito saborosa.
Planta nativa da Índia e muito usada na culinária italiana, suas folhas são acrescentadas frescas em molhos de tomate, molho pesto, saladas, omeletes
Como uso terapêutico serve com sedativo para enjôos, vômito, dor de estômago, infecções da pele e vias respiratórias. Serve também como repelente de insetos.
Para produzir novas plantas, use as sementes ou estacas de galhos. Plante em terra fértil e com boa drenagem a sol pleno e com regas frequentes. Sempre que florir, corte o pendão para que a planta se ramifique, isto manterá seu vigor e longevidade.

2 comentários:

Maria Alice Miller disse...

Temperinhos são bonitos e ótimos. Adorei saber sobre o Manjericão: vou comprar e me COBRIR com as folhas - pernilongos terríveis aqui em casa... :-(((

Marisa Lima disse...

Maria Alice,
citronela
é melhor para mosquitos, porém o manjericão você usa também na culinária.

 
BlogBlogs.Com.Br