sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plástico feito através de lixo de jardim

Adorei a matéria e resolvi copiar para vocês. Foi retirado do site style.greenvana
Com esta descoberta resolveremos 2 problemas com uma ótima solução.
Segue o texto :
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida encontrou uma maneira de produzir plásticos a partir do lixo gerado nos jardins, ou seja galhos, flores, folhas e plantas mortas. O material, que é tradicionalmente feito de petróleo e mais recentemente apresentou as versões de amido de batata, milho ou mandioca e cana-de-açúcar, agora ganha um novo composto principal para sua formulação.
Para criar esse novo plástico, os pesquisadores utilizaram resíduos de quintal e outros materias vegetais descartados e fermentaram-nos com uma bactéria. O resultado? Cepas longas de ácido láctico que são usadas para fazer as moléculas necessárias para a produção do plástico.
Mas o grande segredo do sucesso destes pesquisadores está na adição do carbonato de cálcio no processo. Dessa forma, a equipe foi capaz de aumentar a temperatura do processo, tornando a fermentação muito mais eficiente e gerando maior quantidade de matéria-prima.
Além disso, outro ponto positivo é que o plástico é feito com resíduo vegetal e não com comida. Isso mesmo. Alguns críticos de bioplástico são contra o proceso que utiliza alimentos para formação desse produto, pois acreditam que não é válido cortar ou atrapalhar a produção do nosso suprimento alimentar para a fabricação do plástico. O ideal é que se produza plástico a partir de carboidratos não-alimentares.

2 comentários:

Maria Alice disse...

Nossa, muito bom. Vou compartilhar.
Bjs!

Marisa Lima disse...

Legal mesmo.
Todas as pesquisas e resultados para melhorar o meio ambiente deve ser divulgado.
Bjs

 
BlogBlogs.Com.Br