quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como plantar um gramado

Antes de plantar grama nova em seu jardim, você deve revirar a terra existente, umas 3 vezes, cavando uma profundidade de uns 25 a 30cm. Com isso você conseguirá retirar ervas daninhas e batatas de tiririca que possam estar nesta terra.
Se quiser coloque também um mata mato, e depois deixe a terra descansar por uma semana, neste período se nascer alguma erva daninha você poderá retirar manualmente.
Se puder peneirar a terra também ajuda muito. Claro que este procedimento só dá pra fazer se for um terreno relativamente pequeno, em grandes áreas fica difícil.
A grama gosta de solo argiloso, mas precisa também de uma boa drenagem, então o ideal é que além do barro vermelho e da terra preta, você misture areia de rio lavada.
Depois que o solo estiver nivelado e livre de detritos, desenrole os tapetes de grama, deixando mais ou menos meio centímetro entre eles. Depois regue bem e soque a grama para ela aderir ao solo e ficar realmente nivelada. Caso seja necessário coloque terra entre os vãos que ficarem entre os tapetes.
Se a área for em desnível, é necessário colocar estacas segurando as placas para que elas não deslizem.
Em 2 meses ela estará completamente enraizada no novo terreno, antes disso você não deve cortá-la.
Regue em abundância até que ela enraize completamente e se nesta fase de enraizamento ervas daninhas surgirem, arranque manualmente.
Compre sempre a grama em fornecedores de boa procedência
Depois de todos estes cuidados você terá um lindo gramado.

6 comentários:

Anônimo disse...

amei as dicas vamos tentar fazer em casa obrigada por dividir esse técnica com nós leigos no assunto.

Marisa Lima disse...

A idéia do blog é essa, instruir, ajudar, dar dicas.
Que bom que gostou.

Ro disse...

Valeu pelas dicas e parabens pelo blog. Gostaria de saber se terei boa eficiencia em aterrar entulho limpo de obra, com barro vermelho e depois plantar a grama esmeralda? Não abusando da oportunidade, qual tipo de planta que posso plantar depois de 2 meses, da grama já firme? no aguardo, abraço e muito sucesso pra vc, rony.

Marisa Lima disse...

Rony,
o entulho vai gerar acidez na terra do plantio. O ideal é que você use somente terra.
Boa sorte!

Joice disse...

Bom Dia!
Gostaria de uma orientação: é necessário acrescentar barro vermelho para o plantio de grama em um terreno próximo (1000m) ao mar? Moro em Florianópolis (SC).
Fico no aguardo.
Grata!
Joice Quadros Pereira

Marisa Lima disse...

Sim Joyce, a grama necessita sempre de barro vermelho para o seu plantio, esse barro ajudará a manter a umidade.

 
BlogBlogs.Com.Br