domingo, 19 de setembro de 2010

Figueira da Rua Faro

Esta semana comemora-se o Dia da árvore, o início da Primavera e eu vou começar mostrando a lindíssima e famosa figueira da Rua Faro no Rio de Janeiro Em 24 de setembro de 1980, a prefeitura do Rio de Janeiro, pelo decreto DECRETO 2.783 tomba o Ficus em frente ao número 51 da Rua Faro, no bairro do Jardim Botânico - RJ.
A centenária Figueira da Rua Faro, como é conhecida,virou símbolo da luta pela preservação ambiental na cidade. A árvore centenária iria abaixo para dar lugar a um condomínio. Quando souberam, moradores do bairro saíram às ruas em protesto. A pressão foi tanta que a figueira não só escapou do corte como ainda acabou tombada pela prefeitura. O projeto foi adaptado, e a figueira está lá até hoje.
Estive lá este mês para fotografar e mostrar aos amigos do blog, neste mês em que comemoramos 30 anos de seu tombamento.

3 comentários:

Elena sem H disse...

Parabéns aos moradores que se mobilizaram e alcançaram o que queriam, parabéns aos órgãos públicos que agiram adequadamente, parabéns aos que adaptaram o projeto do condomínio, permitindo o convívio.

FELIZ PRIMAVERA 2010.

Marisa Lima disse...

Nós cariocas nos orgulhamos dela.
Boa primavera pra você também Elena. Sair do frio que faz aí é bom.

Stella disse...

Esta figueira é belíssima!!!
Tive uma cliente que morava num condomínio nesta rua e não houve uma vez em que eu fosse lá e que não parasse para admirá-la.
Realmente impressionante!!!!

 
BlogBlogs.Com.Br