No centro de visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, dia 12 de agosto às 10h, acontecerá a primeira palestra que se intitula Paisagistas no Jardim
A primeira palestra será sobre “Park Güell, a sustentabilidade na obra de Gaudí” . Essa conferência dá início ao Ciclo de Palestras: “Paisagistas no Jardim”, uma iniciativa do Laboratório da Paisagem, da Diretoria de Ambiente e Tecnologia, cuja organização está a cargo de Ana Rosa de Oliveira e Alda Heizer. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia.
Ministrada pelo arquiteto Claudio Lisias da Silva Bastos, doutor em Arquitetura e Meio-Ambiente pela Universidade Politécnica da Catalunha – Espanha, a palestra apresentará uma nova visão sobre esta importante obra do arquiteto Antonio Gaudí, ressaltando os aspectos hoje considerados essenciais para uma arquitetura sustentável, como a reciclagem, o uso de materiais locais, o paisagismo ecológico, a utilização de energias naturais e, principalmente, a captação e o manejo de água de chuva.
Claudio Lisias falará sobre aspectos que influenciaram o trabalho de Gaudí no sentido da sustentabilidade, como a infância rural do arquiteto, a influência de professores da Escola de Arquitetura de Barcelona e o movimento de reação ao profundo quadro de degradação ambiental que afetava a Catalunha, principalmente sua capital, Barcelona, na passagem do século XIX para o XX.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário