segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ciclo de palestras “Paisagistas no Jardim” no Centro de Visitantes

No centro de visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, dia 12 de agosto às 10h, acontecerá a primeira palestra que se intitula Paisagistas no Jardim
A primeira palestra será sobre “Park Güell, a sustentabilidade na obra de Gaudí” . Essa conferência dá início ao Ciclo de Palestras: “Paisagistas no Jardim”, uma iniciativa do Laboratório da Paisagem, da Diretoria de Ambiente e Tecnologia, cuja organização está a cargo de Ana Rosa de Oliveira e Alda Heizer. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia.
Ministrada pelo arquiteto Claudio Lisias da Silva Bastos, doutor em Arquitetura e Meio-Ambiente pela Universidade Politécnica da Catalunha – Espanha, a palestra apresentará uma nova visão sobre esta importante obra do arquiteto Antonio Gaudí, ressaltando os aspectos hoje considerados essenciais para uma arquitetura sustentável, como a reciclagem, o uso de materiais locais, o paisagismo ecológico, a utilização de energias naturais e, principalmente, a captação e o manejo de água de chuva.
Claudio Lisias falará sobre aspectos que influenciaram o trabalho de Gaudí no sentido da sustentabilidade, como a infância rural do arquiteto, a influência de professores da Escola de Arquitetura de Barcelona e o movimento de reação ao profundo quadro de degradação ambiental que afetava a Catalunha, principalmente sua capital, Barcelona, na passagem do século XIX para o XX.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br