sexta-feira, 24 de julho de 2009

Atraia para o seu jardim Beija-flor e borboleta













Um jardim florido, além de sua grande beleza e vivacidade de cores, possui a capacidade de atrair insetos e aves.
Os insetos tais como borboletas, vespas e muitos outros são responsáveis pela polinização de algumas espécies, os beija-flores também. Eles são atraídos pelo néctar dessas flores e em busca de alimento eles colaboram para reprodução das espécies.
As cores das flores também servem de chamariz. A abelha gosta das flores de corola curta e de cor amarela ou azul. O beija-flor gosta de flores de campânulas e com coloração em tons amarelados e os vermelhos, passando pelos rosas escuros, já as borboletas não são sensíveis a coloração e sim as flores de corola estreita e afuniladas.
Ao introduzirmos plantas que atraem a fauna silvestre, estaremos dando vivacidade ao espaço.
As borboletas são loucas por lantana (Lantana camara), enquanto plantamos as mudas elas vão se chegando, isso sempre acontece. Com a penta (Pentas lanceolata) também. Camarão amarelo (Pachystachys lútea) ou vermelho (Justicia brandegeana), brinco de princesa (Fuchsia hybrida), sálvia, hibisco (Hibiscus sinensis), sanquésia (Sanchezia nobilis), lantana, helicônias, algumas flores de árvores, atraem beija-flor
Muitas outras espécies nos trazem estes lindos visitantes. Pesquise na sua cidade quais as espécies que possam trazê-los para o seu convívio.
Um abraço.

5 comentários:

Sandro Paveloski disse...

Adorei suas dicas, mas sempre que possível, alerte as pessoas para a questão da água com açúcar nos bebedouros para beija-flor. Tenho em casa e sempre compro os líquidos próprios e muitos amigos, a maioria, perguntam o que uso, que tem cor diferente. Quando explico, ficam espantados, pois não sabiam que o açúcar estraga, cria fungos e podem matar as pequenas aves. Quem usa açúcar,deve trocar diariamente a água e limpar bem os bebedouros. Bom, é só uma dica para quem segue o modo artificial de atrair beija-flores, pois o melhor mesmo é o que indica - o natural. É mais belo, é mais indicado, é mais saudável para a gente e para os pássaros. Abraços!!!

Marisa Lima disse...

Oi Sandro,
obrigada pelo comentário.
Fica o alerta.
Um abraço

Ademir Carosia disse...

Parabéns Marisa
Aqui em Arceburgo-MG,atraves da Prefeitura Municipal toda Praça que fazemos,colocamos plantas que atraem Beija-Flores.Já são mais de 1.500 plantas espalhadas pela cidade(Praças,escolas,trevos,arborização urbana,etc.)
Ademir Carosia

Anônimo disse...

Olá Marisa. Sempre gostei de borboletas e fiz como diz a frase "se quiser borboletas, plante flores". Elas apareceram realmente e pouco a pouco estão colorindo o jardim, mas tem um problema: o que fazer com a infestação de lagartas depois? Fui deixando algumas, retirando outras, mas por final, depois de todos os lírios terem se acabado, uma trepadeira ter desaparecido completamente, matei algumas. Como evitar essa destruição?

Marisa Lima disse...

Olá,
você pode pulverizar as plantas infestadas por largatas com fumo de rolo ou outro defensivo quando a infestação é muito grande.

 
BlogBlogs.Com.Br