sexta-feira, 17 de julho de 2009

Saara: maior usina de energia solar do mundo

O deserto do Saara, ao norte da África, deverá se transformar em uma das principais fontes de energia limpa para a Europa, a própria África e Oriente Médio Um projeto de 577 bilhões de dólares, liderado por grandes corporações, principalmente alemãs – como Siemens e Deustche Bank, dará origem à Desertec, maior iniciativa industrial voltada à captação de energia solar do mundo. O sistema terá produção suficiente para atender 15% da demanda de energia elétrica européia e dois terços da energia consumida no norte da África, além de boa parte do Oriente Médio.
Sofisticados painéis de captação de calor aquecerão grande quantidade de água dessalinizada do Mar Mediterrâneo para gerar vapor. O vapor dará impulso a inúmeras e poderosas turbinas que, por sua vez, produzirão a energia. Serão 24 de geração. Para suprir a luz solar em dias nublados e à noite haverá um estoque de calor excedente captado durante o dia.
Há quem denuncie uma suposta “colonização energética” européia no Saara. Mas, os executivos da Desertec se antecipam à crítica para lembrar que metade dos 60 cientistas envolvidos no projeto são da própria África de Oriente Médio.
Fonte Jornal do Ecoturismo

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br