sexta-feira, 13 de março de 2009

Vamos fazer uma composteira?


As plantas obtêm a maior parte de seus nutrientes do composto orgânico - húmus - ou seja, do material orgânico que se decompõe no solo.
Se você fizer sua própria composteira você terá com o resultado húmus para adicionar ao solo do seu jardim revitalizando-o. E com isso você consegue reduzir a quantidade de dejetos que vai para o aterro sanitário.

É muito simples se fazer uma composteira

Primeiro passo: conseguir uma lixeira grande de plástico, com tampa ou usar madeiras fazendo um cercado
Retire o fundo da lixeira e finque-a ao solo, em um local que tenha sombra e seja plano, para facilitar a drenagem.a sombra também ajudará a não ressecar o húmus com rapidez. Se a composteira estiver em um local de muito sol e calor os organismos do solo morrerão.

Use todo seu lixo orgânico, cascas, pó de café, casca de ovo, restos de comida, ossos, pó da varredura de sua casa, madeiras, folhas secas, gravetos, restos do corte da grama, enfim tudo que você não separar para reciclagem como plásticos, garrafas pet, papelão, jornais, metais.
A cada três dias revolva todo o material, quando você perceber que o material está esquentando é sinal que o processo de decomposição começou, aí você pode adicionar mais material.
Nesta fase milhões de fungos,bactérias, minhocas e outros bichinhos estarão trabalhando para você, ajudando na decomposição do material.
Quando estiver tudo triturado. Peneire o material e devolva os bichinhos para o local aonde você fará um novo monte para compostagem.
Utilize esse material peneirado nas suas plantas de vasos, jardins, horta e gramados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Comecei a fazer a minha composteira na varanda do meu apto. Peguei uma cumbuca de plástico com tampa, fiz uns furos grandes no fundo, coloquei dentro de um vaso com terra e deixei na varanda, na sombra. Agora vou seguir o resto das suas orientações: revolver, esperar a decomposição, peneirar etc.
O que você me diz? Dará certo?

Bjs - Regina

Marisa Lima disse...

Oi Regina,

Espero que sim, pois a terra que usamos da composteira é ótima.
Qualquer dúvida me escreva que eu vou orientando.
Um abraço

Guidinha Pinto disse...

Afinal não é complicado. Vou copiar este seu artigo para o meu blog. Com a sua licença :). Quando estiver mais tempo na serra (para a reforma de marido ainda falta um tempinho), virei procurar como fazer.
Obrigada por partilhar.
Fique bem.

 
BlogBlogs.Com.Br