segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Parque do Povo

O Parque do Povo está localizado entre a avenida Cidade Jardim, avenida Nações Unidas e rua Henrique Chamma no bairro do Itaim Bibi, área nobre de SP. O espaço de 112 mil m² foi doado pela Caixa Econômica Federal ao Município de São Paulo, em 25 de agosto de 2006. A área sofreu com invasões por aproximadamente 20 anos e hoje é uma grande área de lazer de SP.

Adotado pela W Torre que acho, não fiscaliza o que está adotando, pois o parque tem muitos pontos a serem consertados.

A começar pela ciclovia que não começa desde o portão principal de entrada, o que torna uma enorme confusão entre ciclistas e pedestres. A confusão continua dentro do parque que por falta de sinalização indicativa os ciclistas andam também nos caminhos que deveriam ser dos pedrestres.


Outro ponto péssimo é a drenagem do terreno, grandes poças espalham-se após cada chuva, pois todos os jardins são feitos com solo argiloso, sem adição de areia, ou brita para escoamento das águas pluviais. O solo compactado não consegue absorver as águas das chuvas de verão. Vi muitos pontos principalmente na área dos brinquedos, onde poderiam ter sim caixas de areias ao invés de barro e grama inadequados para áreas de grande circulação.



O Jardim dos sentidos, que deveria ser para deficientes visuais, tem boa sinalização de chão, porém como não há manutenção nos canteiros, as plantas invadem a área de circulação podendo provocar quedas ao esbarrar nos arbustos que invadem a pista, sem falar dos enormes cactus, o que achei absurdo, onde os deficientes visuais se espetariam quando tocassem nos mandacarus.
Foto de Elena Soboleff


Canteiros invadidos por ervas daninhas ou completamente sem vegetação também são uma constante do parque. Plantas que morrem e não são retiradas,trepadeiras mal direcionadas sem suportes ou com suporte inadequado parecem tombar sobre os pedestres.



O Mobiliário (bancos) são de materiais e feitios diferentes nada harmoniosos e praticamente todos ao sol.


Pontos a favor: gramado bem cortado e equipamentos para ginástica com indicações adequadas ao uso e as quadras em bom estado.


Acho que precisa ser revisto o contrato de manutenção do parque. O parque com poucos anos de vida já precisa passar por uma enorme reforma antes que tudo se perca e os gastos sejam bem maiores.

Acho que a população paulistana, tão carente de áreas de lazer, precisa de um pouco mais de respeito.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Murta

Tão usada como cerca viva em topiaria, a murta Murraya paniculata é um belo arbusto que chega a atingir 3m/h.


Quando não existe poda ela pode exibir suas lindas e perfumadas flores.

Quase ninguém sabe que ela possui flores tão perfumadas pois a poda constante a impede de florescer.
.
Agora é a época de sua floração e ontem ao passar por um jardim na rua ao lado de onde moro, senti um perfume e voltei para ver de onde vinha, era de uma murta que exuberante exibia suas flores.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Casinha pra brincar


Quem não gosta de brincar de casinha? Eu adorava quando era criança, montava o maior cenário com panelinhas, bonecas e tudo que me fizesse lembrar a minha própria casa, só que em miniatura.

Naquela época não existia casinhas de boneca para que pudéssemos mobiliar ou simplesmente brincar sem nada dentro. Hoje isso é possível e existe mil e uma possibilidades.

Tenho instalado muitas em condomínios de diversos feitios, de acordo com a vontade do cliente.
As crianças amam. Se você tem um espaço pense nisso!



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eu quero uma Casa no Campo

Esse é o sonho da maioria das pessoas que conheço. Uma casa em um lugar agradável, tranqüilo onde possamos recarregar as energias da semana no trabalho e do trânsito estressante da cidade.
O que tornará a casa sempre mais agradável é o jardim. A vegetação vai proporcionar repouso e temperaturas mais amenas.

Mas quais os cuidados que temos devemos ter na hora de implantar este jardim?

Como você não estará sempre em casa e nem todos possuem caseiros diariamente, então a solução é colocar vegetação nativa. Já adaptada as condições climáticas do local isso evitará que as plantas que precisem de grandes manutenções.

Plante muitas árvores e arbustos, um belo gramado e nada de florzinhas que tem que ser replantadas a cada 3 meses, plante flores silvestres.

Se puder, coloque irrigação automática, aí sim você manterá seu jardim muito mais viçoso. A irrigação tem inclusive controle para dias chuvosos, evitando desperdício de água.Se não puder colocar a irrigação, plante o seu jardim em épocas de chuvas na região ou contrate alguém fazer as regas nas primeiras semanas senão você perderá tudo que plantou.

Outra dica é nunca fazer o jardim no verão, procure sempre a época de clima mais ameno.