Não deixem de visitar a exposição no Jardim Botânico do Rio de Janeiro sobre o Paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, que nos deixou um grande legado no Brasil.
Em 1858, a convite do Imperador D. Pedro II, Glaziou vem para o Rio de Janeiro para coordenar a Diretoria de Parques e Jardins da Casa Imperial, sendo que somente em 1869, pelo decreto de 26 de janeiro, que se oficializa esta nomeação.
A importância de Glaziou para o Brasil foi ter introduzido entre nós uma reflexão original sobre o paisagismo urbano, no mesmo momento em que se criavam praças e jardins públicos.
Devemos a ele a descoberta de diversas espécies que receberam o seu nome, como as do gênero de bignoniáceas - Glaziovia e a maniçoba - Manihot glaziovii; e a adoção de plantas brasileiras em praças e ruas, destacando-se o oitizeiro, que hoje é um elemento marcante nas ruas da cidade.
Glaziou permaneceu no Brasil até 1897, quando pelo decreto nº 402 de 07 de maio foi aposentado do cargo de Diretor de Parques e Jardins.
Retornou a França, onde morreu em 1906, na cidade de Bordeaux.
de 6 de novembro de 2009 a 15 de janeiro de 2010
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Museu do Meio Ambiente – MuMA – Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008
Tel.: 3204-2505
Mamy também é cultura!!! Sorte minha ser filinha, aprendo de monte!
ResponderExcluirBjim