domingo, 7 de agosto de 2011

Projeto de Burle Marx no Balneário de Águas de Lindóia

Águas de Lindóia está situada num local aconchegante, cercada por montanhas, muito verde e localizada em um dos lençóis de maior abundância de água mineral do mundo.

O Balneário de Águas de Lindóia é o ponto central da história da cidade.

Os jardins do Balneário foram projetados por Burle Marx, que se vivo fosse teria completado 100 anos na semana que passou.

Estive lá esta semana e não conhecia o projeto. Em toda extensão dos jardins, existem placas dizendo para preservarmos os jardins pois o projeto original é de Burle Marx.
Porém entristeceu-me ver os canteiros tão mal cuidados. Os canteiros das plantas aquáticas completamente sem água, em um local de tanta abundância de águas minerais.

Não entendi o por quê, pois a cidade é toda ajardinada e com jardins impecáveis nas alamedas e parques públicos.

Existe na cidade outro projeto do Burle, a Praça Adhemar de Barros. Apesar de não reconhecer os traços de Burle no projeto, dizem ser dele. Esta sim encontra-se super bem conservada.

4 comentários:

Vitoria Davies disse...

Não sabia que havia projetos do Burle Marx lá.. Aliás, só conhecia a água mineral... Ótimo passeio para minha próxima viagem a SP.. Bjs

Marisa Lima disse...

Vitória, tem projeto dele em todo mundo, mas também não imaginei que fosse dele, reconheci pelo traçado e depois li a plaquinha.
Bjs

Flá Alem disse...

Ola Marisa, td bem ? Eu nao sou paisagista, mas aaaaamo plantas, flores, jardins, etc.
Tenho 2 duvidas que so com profissionais como vc poderia me esclarecer.
1- Minha familia tem uma crença de td ano no dia de Sao Joao, pegar as florzinhas e guarda-las ate o proximo ano, dizem que trazem dinheiro. Entao minha irma comprou uma muda e queria planta-la para que nao precisasse sair procurando pela cidade. Confesso que esse é um tipo de planta que nao sou mto fã. Tenho 2 grades de uma janela velha que tinha em casa para plantar uma trepadeira, se eu planta-la em vaso e induzi-la nessa grade e a cada florada der uma boa poda, ela teria um efeito ornamental bonito ? Vc teria alguma ideia ???
2- A outra duvida é que estou qrndo ter ou um laguinho (artificial e pequeno) ou um vaso como com para ter especies de plantas aquaticas, mas em tempos de dengue segue a duvida...pode colocar peixinhos nessa fonte/lago...qual tipo de peixe ou se a alface d'agua resolve o problema da dengue !
aguardo com ansiedade sua resposta !
Grata
Flavia

Marisa Lima disse...

Flávia,tudo bem?
me mande seu e-mail fica elhor pra responder.
Qual é essa flor?Vc não me disse.
Quanto aos peixinhos é bom pois eles comerão as larvas que possam aparecer na água.
Bjs

 
BlogBlogs.Com.Br