terça-feira, 8 de março de 2011

A Importância da Manutenção do Jardim

Estou sempre falando sobre quão importante é a manutenção do Jardim para saúde e qualidade de suas plantas. E em um destes posts tive este comentário de uma grande amiga paisagista e achei interessantíssimo repassar para meus leitores.
Sei bem como é difícil e necessário este trabalho de esclarecimento sobre a necessidade de manutenção nos jardins!
Boa parte dos clientes que quer jardins acha que a manutenção pode ser dispensada ou entregue a alguém que não tem conhecimento bastante para executar esta tarefa de forma adequada. Pensam em cortar gastos e nem se dão conta de que, se deixarem o jardim sem os devidos cuidados, terão perdido todo o dinheiro que investiram em sua implantação.
Mas as dificuldades não terminam por aí, as plantas são seres vivos e, como tal, além de precisarem de cuidados adequados e particulares, pois cada uma tem necessidades diferentes da outra (é aí que se encaixa o profissional), também precisam de atenção diária (e é aí que se encaixa o dono do jardim!). As pessoas precisam se conscientizar de que os paisagistas escolhem as plantas adequadas para cada local, identificam pragas, aplicam inseticidas ou fungicidas, adubam a terra... mas não fazem milagres!!! Portanto, não adianta deixar as pragas tomarem conta do jardim, ou passar uma semana viajando, enquanto as plantinhas morrem de sede e, depois chamar o paisagista achando que ele tem o poder da ressucitação! Seria maravilhoso se tivéssemos este dom, mas infelizmente não temos.
Manutenção é um serviço indispensável e envolve diversas etapas, mesmo para os jardins mais rústicos e simples.
Stella V. de Souza
(Paisagista)

5 comentários:

Maria Alice Miller disse...

Muito bom o comentário-texto da Stella.

Anônimo disse...

Acabei de ler o post sobre manutenção de jardins. Das poucas coisas que sei que gosto na vida é justamente olhar meu jardim e plantas todos os dias.E assim acabo por fazer uma "manutenção" diária. Dá muito trabalho e perco bastante tempo nessa tarefa. Mas não consiguo imaginar como seria se não fizesse isso, pois todos os dias tem uma novidade, plantas que estão com pragas, folhas velhas, insetos, galhos quebradas, etc. Fiquei mais contente em saber que não é tão em vão assim esse tempo "perdido". Adorei o Blog. Parabéns pelo trabalho. Tarsia

Marisa Lima disse...

Oi Tarsia,
adorei sua visita ao blog.
as plantas precisam deste carinho e se você dispõe deste tempo com certeza elas agradecem.
Um abraço

Stella disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marisa Lima disse...

Stella,
muito boa sua explicação.
Obrigada

 
BlogBlogs.Com.Br