quarta-feira, 5 de maio de 2010

Adubação

A manutenção da fertilidade do solo é que proporciona as condições satisfatórias para o bom desenvolvimento das plantas.
As chuvas e as regas tão necessárias as plantas também são responsáveis, em parte, pela perda da camada fértil do solo através da lavagem excessiva de sua superfície. Na natureza, sem a interferência humana, o equilíbrio é perfeito, pois os próprios detritos vegetais, insetos, animais mortos e excrementos, permanecem sobre o solo transformando-se em matéria orgânica e repondo a camada fértil. Nos jardins isso não acontece e por isso temos que repor essa camada fértil através de adubações químicas ou orgânicas.

Os adubos orgânicos são:
-estrume animal (cavalo, porco, gado, coelho, galinha) que devem ser usados bem curtidos.
-Farinha de ossos de ação bastante lenta e muito rico em fósforo deve ser usada 250g para cada m2.
-Torta de mamona rica em nitrogênio deve ser usada sempre misturada a farinha de osso para balanceá-la.
-Húmus de minhoca
-Composto vegetal além de ser um adubo bem equilibrado e muito rico em húmus, não oferece nenhum risco as plantas mesmo se colocado em excesso, seu custo é baixo mas exige-se muita mão-de-obra para se fazer uma composteira.

Os adubos químicos ou inorgânicos são :
Nunca devem ser aplicados durante a fase de dormência das plantas e nem devem ser aplicados nas folhas provocando queimaduras.
Por serem solúveis em água, esgotam-se com facilidade no solo, devendo ser repostos com mais freqüência que os adubos orgânicos.

Adubos NPK
N – nitrogênio, estimula a brotação e o enfolhamento.
P – fósforo, estimula a floração e a frutificação.
K – potássio, fortalece os tecidos vegetais e torna as plantas mais resistentes à pragas.

Os principais adubos químicos usados são:
-Salitre do Chile, que têm reação alcalina e serve para corrigir a acidez do solo. Deve ser aplicado no início da primavera e final do verão.
-Sulfato de amônio, têm ação ácida no solo, deve ser usado junto com a calagem da terra pelo pó de calcário para evitar a queima das raízes. Deve ser aplicado no início da primavera.
-Salitre potássico, favorece a brotação e a estrutura foliar das plantas, aumenta também sua resistência à seca, fortalecendo seus tecidos.

Uma dica importante: Sempre que usar adubo, deve-se fazer uma rega em seguida, para que o adubo não queime as raízes das plantas.

5 comentários:

Coisas de Taty disse...

\o/ \0/ Thanks Mamy!!!
Bjus

Maria Zélia disse...

Gostei muito deste texto, suas dicas vão ajudar-me bastante... Estava utilizando de maneira incorreta certos adubos, agora vou procurar combinar as dosagens e esperar os resultados. Também vou imprimí-lo e colar no meu caderno sobre plantas, será de uma ótima ajuda!
Um grande abraço!

Marisa Lima disse...

Oi Taty,
você sabe que sempre tiro suas dúvidas.
Bjs

Marisa Lima disse...

Oi Maria Zélia,
que bom que você gostou e que pude ajudá-la.
Bjs

Anônimo disse...

Olá Marisa, tudo bem?
Gostei das dicas,to pronta pra cuidar melhor das minhas plantas!

Sucesso!

Josefa

 
BlogBlogs.Com.Br