quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sustentabilidade

O assunto do momento na televisão, rádio, jornais e revistas é a sustentabilidade. Nas mostras de decoração idem. Isso não deveria atualmente, causar tanto furor como se fosse uma novidade. A sustentabilidade deveria ser o normal de todo cidadão. Porém acho que levará muitos anos para esta magnifíca ocorrência.
Faz anos que ouvimos falar na destruição da camada de ozônio. E o que está sendo feito pra melhorar? Muito pouco. Continuamos usando nossos carros e caminhando cada vez menos.
Com o calor cada vez maior, utilizamos o ar condicionado quase que diariamente, e por aí vai. A modernidade nos trouxe essas ações confortáveis, mesmo com uma noção dos males que nos causam, fica difícil de desapegarmos deste hábito.
Alimentos orgânicos? Até tentamos comprar, porém o valor destes ainda é muito alto, quando comparados aos que possuem agrotóxicos. Estamos caminhando em passos lentos, tentando melhorar aqui e ali, mas falta ainda muito. Mas é claro, vamos continuar com este desafio demonstrando esperança.
Se todos, conseguirem a cada dia realizar sua parte, obteremos a real sustentabilidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara Marisa,

Achei muito boa sua iniciativa de discutir um pouco sobre a sustentabilidade da nossa sociedade. Gostaria que você fale no seu blog sobre como o paisagismo pode ter sua parcela de contribuição para a sustentabilidade do planeta. Eu e meus colegas da UFF/LATEC estudamos o assunto da sustentabilidade e gostaríamos de ter sua contribuição. Um abraço! Nícolas

Marisa Lima disse...

Prezado Nícolas,
nós paisagistas podemos contribuir de diversas formas, desde a recuperação de matas ciliares, fazendo reflorestamento, recuperando áreas degradadas e usando nos nossos projetos madeiras certificadas.
Além disso a captação de água de chuva para a rega das plantas também contribui para melhoria do meio ambiente.
Fundamental é o uso de defensivos naturais contra pragas e doenças das plantas. Assunto do qual estou tratando em outro blog para qual escrevo alguns textos.
blogdepaisagismo.lopes.com.br
Obrigada pelo seu comentário.

Anônimo disse...

Pois é, Marisa, a sustentabilidade deveria fazer parte de nosso dia a dia como você bem disse, mas parece que ainda estamos longe de nos conscientizarmos disso. Com pequenas ações mesmo dentro de casa podemos reduzir, reciclar e re-usar muita coisa que leva a um maior desgaste do meio-ambiente. É preciso um esforço educacional gigante, mas acho que começamos a "entrar nos trilhos".
Um beijo,
Maria Alice

Marisa Lima disse...

É Malice,
precisamos mesmo deste esforço.
Os meios de comunicação tem nos ajudado muito nessa conscientização.
Vamos torcer por isso.
Bjs

Priscilla Paggiaro disse...

Marisa, você resumiu em poucas linhas o grande desafio da humanidade. Fala-se muito, mas pouco é feito, com certeza!!! Quanto ao exercício da profissão de paisagista, também reforço que o uso de seixos deve ser tão controlado quanto a madeira, não é mesmo? Ótima maneira de comemorar a data é propor estas reflexões entre nossos colegas e crianças.
Um grande beijo e parabén, adorei o post!

 
BlogBlogs.Com.Br