sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
O homem vem destruindo há anos o seu habitat, por ignorância, por ganância, sei lá.
Foi preciso criar um dia pra lembrar que precisamos "Salvar" o nosso Planeta. É tudo muito simples, se educarmos nossas crianças desde cedo, ensinando-as a respeitar a tudo e a todos, fica fácil preservar.
Ainda dá tempo. Mudando pequenas atitudes no nosso dia a dia ainda é possível preservar o que ainda nos resta.
Vamos nos conscientizar e viver melhor. Não pense no meio ambiente somente no 5 de junho, pense diariamente.Sem neuras, mas com atitudes corretas.
Veja este vídeo abaixo sobre uma matéria exibida da Rede Globo, de uma bela idéia de preservação.

4 comentários:

Renato Trevisani disse...

olá, marisa,
em primeiro lugar, parabéns pelo blog. sou de londrina (pr) e admirador da arte do paisagismo; conheci seu blog hoje e estou adorando os posts.
sobre este post do 'dia mundial do meio ambiente', eu acho que apenas educar os pequenos não basta. as crianças aprendem observando o que os adultos fazem, e dessa forma é necessário educar os adultos tbém.
tem um ambientalista londrinense que escreve artigos para um jornal local e, certa vez, ele criticou um shopping de londrina que, para demonstrar sua 'preocupação' com a questão ambiental, confeccionou - em papel reciclável - uma cartilha para crianças com dicas sobre como cuidar do planeta.
atitude linda, super ecológica, mas é muito fácil e cômodo para os pais entregar uma cartilha dessas nas mãos dos filhos e deixar pra eles a responsabilidade de tentar reverter o que esses mesmos pais estão destruindo, e de nada adianta se os adultos continuarem jogando bituca de cigarro pela janela do carro em frente dos filhos, ou abusando do desperdício e do consumo desenfreado (aliás, o que se normalmente se faz mesmo num shopping?), ou não separando lixo reciclável.
devemos educar as crianças, sim, para que elas cresçam já sabendo que vão viver num mundo bem diferente ao que seus pais cresceram, mas não podemos nos esquecer dos adultos também. esses, sim, são os responsáveis. as crianças são apenas vítimas.
um grande abraço.
crtrevisani@hotmail.com

Marisa Lima disse...

Oi Renato, obrigada por participar do blog, seja bem vindo.
Concordo com você que os adultos tem que dar o exemplo, mas concorde também que um adulto cheio de vicios (má educação) é muito mais difícil educarmos depois de grande.
Mas as crianças as vezes conseguem convencer aos pais a mudar algumas atitudes.
Um abraço.

Renato Trevisani disse...

olá, marisa,
não tiro a sua razão de que focar as campanhas nas crianças é, sem dúvida, a melhor solução.
só acho impressionante como, apesar de tanto se falar no assunto, ainda existem tantas pessoas desatinadas à questão ambiental.
um abraço.

Marisa Lima disse...

Oi Renato,
também acho, a maioria não liga a mínima para questões ambientais e não é só no Brasil não, no primeiro mundo também.
É um processo muito lento infelizmente.
Tem muita gente que diz que não economiza água porque não acredita que vá acabar. Já ouvi muitas barbaridades em vários setores.
Uma lástima!

 
BlogBlogs.Com.Br