terça-feira, 31 de março de 2009

Limitador de canteiros










Muitos me perguntam o que é e para que serve o limitador de canteiro.
É feito de plástico e serve para "barrar" a invasão de uma planta sobre a outra ou da grama sobre a planta.
É muito simples sua utilização.
Ele é enterrado antes do plantio. De um lado você coloca a planta do outro a grama. Ele serve para manter o feito que você projetou, pois se não houver esse delimitador durante a poda o jardineiro pode acabar modificando o feitio do jardim.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Oficinas no Jd. Botânico do RJ para deficientes visuais

O Jardim Sensorial, uma das áreas mais badaladas do arboreto, oferece no mês de abril, diversas atividades, todas coordenadas pelo Laboratório Sócio-Ambiental do Jardim Botânico. O espaço é destinado a pessoas com deficiência visual, por isso possui um percurso composto por plantas resistentes ao toque, com texturas e perfumes interessantes, para que o visitante possa conhecer as plantas através de outros sentidos além da visão. Além das visitas guidas por monitores cegos e das oficinas de argila e braile, no dia 2 de abril o Jardim Sensorial comemora o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo com uma palestra gratuita sobre o tema no Centro de Visitantes.
Confira as atividades para o mês de abril:
• Dias 2, 3, 8, 15, 23 e 24- Visitas mediadas por monitores cegos, oficina de argila com a artista plástica cega Rose Queiroz e oficina de braile com Manoel dos Anjos
Dia 2- Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo:
Palestra: “Transtorno do espectro do autismo e possibilidades”
Palestrante: Valéria Llacer, historiadora e mestre em educação especial e autismo pela University of Biminghan, Reino Unido, psicopedagoga especialista no TEEACH program pela Universidade da Carolina do Norte, EUA e mãe de um adolescente autista de 19 anos
Horário: 10h e 30m
Local: Centro de Visitantes, Rua Jardim Botânico, 1008.

Academia sustentável


Li no blog Oficina da Sustentabilidade , de minha amiga Maria Aguiar, sobre um evento que teria na academia Ecofit , aí abri o site e gostei do que eles apresentam em sustentabilidade na academia.
Um belo exemplo a ser seguido em outras construções comerciais.
A lição de sustentabilidade começa do lado de fora: madeira certificada na fachada, bicicletário e recipientes para coleta seletiva de lixo, pilhas, baterias, óleo de cozinha e isopor.
Os alunos matriculados na Ecofit Club , estão atrás de saúde e de um corpo malhado, mas acabam freqüentando um espaço que traduz as últimas técnicas sustentáveis do mercado.
Em seus 8.200 m2, predomina iluminação natural. O aquecimento da piscina é por energia solar. Os impressos são em papel reciclado.Tanto a água do ar-condicionado quanto a da chuva são reaproveitadas, o que gera uma economia média de 100 mil litros/mês, usados para limpeza e nos vasos sanitários.
O destaque da Academia fica por conta do terceiro andar, o espaço zen, onde são realizadas as aulas de pilates e ioga. É comum ver gente descansando e batendo papo em meio às plantas da área e aos espaços com jeito de lounge. "A academia resgata um papel que antes era das praças", explica Antônio Gandra um dos sócios.
Mesmo numa redoma, é mais um exemplo de uma São Paulo verde.

sábado, 21 de março de 2009

Temperos

Hoje todos querem uma vida mais saudável. A procura por alimentos orgânicos nos supermercados está cada vez maior.
Para quem não tem um quintal, plantar temperos em vasinhos e tê-los sempre à mão na cozinha é uma grande solução.
A maioria dos temperos são plantas perenes, isto é, não precisam ser replantadas. Deixe-os junto a uma janela com sol e calor ou na varanda.
Para o plantio use terra vegetal, areia de rio e húmus de minhoca.
A terra deve estar sempre úmida, mas não encharque, pois a terra muito molhada é propícia a fungos e pragas.
Quando você cortar para usar, espere que ele brote e atinja um bom tamanho para usá-lo novamente.
Experimente comprar temperos que você costuma usar em suas receitas. E você verá que o sabor e o aroma são completamente diferentes daqueles que compramos em feiras e supermercados.

Bom apetite!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ceagesp













Todos que me conhecem sabem adoro dormir, porém se tiver que ir ao Ceagesp, acordo feliz às 4 da manhã para ir a feira de plantas e flores, que acontece às terças e sextas.
Sinto-me tão bem quando estou lá.
Lá encontro tudo que preciso para fazer um jardim ou um arranjo floral, desde ferramentas, seixos, terra, plantas adubos, etc
Já fui várias vezes só pra ver sem ter que comprar nada, é bom para mente, um relaxamento. Somente depois que toca o sinal para que possamos apanhar o que compramos é que vira um caos de carregadores nos atropelando, correndo como loucos. Mas a gente se acostuma com isso também.
Já fui do Rio até SP só para fazer compras para grandes obras, vale à pena, pois são produtores com os melhores preços.
Hoje que estou morando em SP fica tudo mais fácil.
Quem conhece o Ceagesp,acha a Cadeg, do Rio sem variedades e a diferença de tamanho da feira é enorme.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Manual da etiqueta sustentável

A Ecologia deixou de ser um assunto de cientistas e eco chatos,como eu. É necessário e urgente que todos se conscientizem.
O que era chato ficou chique. Empresas, mídia, governos, bancos, astros de Hollywood e do Brasil passaram a discutir – com urgência – como fazer para salvar o homem do aquecimento global e melhorar a qualidade de vida na Terra.
Estudando sobre o tema, achei no site do Planeta Sustentável o Manual de Etiqueta Sustentável
Dicas de como ser ecologicamente correto na rua, no trabalho, na vida pessoal e em casa.
Não deixem de ler

quarta-feira, 18 de março de 2009

Festival Internacional de Jardins de Chaumont sur Loire

Quem estiver viajando pela França nos próximos meses, em especial pelo Vale do Loire, não deve deixar de ver o 19 º FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDIM Chaumont-sur-Loire , que acontecerá de 29 abril a 18 de outubro de 2009

Este ano o tema será o Jardim das Cores.
Nomes como Patrick Blanc, famoso por seus lindíssimos jardins verticais e Alexandre Chemetoff autor de vários livros sobre paisagismo, estarão presentes nesta edição

Estive no festival do ano passado e acho que vale a pena conferir

Informações gerais
Domaine de Chaumont-sur-Loire
41150 Chaumont-sur-Loire - França
28, rue de Sévigné - 75004 Paris - França
Tel. +33 2 54 20 99 22
Tel. +33 1 42 72 60 01
contact@domaine-chaumont.fr
www.domaine-chaumont.fr

terça-feira, 17 de março de 2009

Supermercado Verde

O Supermercado Pão de Açúcar em Idaiatuba (SP) e o Wall Mart Campinho (RJ) são os primeiros “Supermercados Verdes” do Brasil, reunindo iniciativas de sustentabilidade.
Cada um deles com iniciativas e tecnologias diferentes, porém respeitando o meio ambiente ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico.
Leia mais nos sites
Planeta Sustentável
www.wallmart.com.br

domingo, 15 de março de 2009

Casa Cor São Paulo

Fiquei muito contente em saber que a Casa Cor SP 2009, será toda em homenagem aos 100 anos de Roberto Burle Marx, do qual já falei no blog da Lopes Consultoria de Imóveis.



Os paisagistas vão homenageá-lo e os decoradores deverão colocar em seus ambientes, um quadro, um livro, uma foto, enfim algo que lembre da grandiosa obra deste Mestre do Paisagismo e grande artista plástico.



Parabéns aos organizadores do Evento

Não deixem de conferir A Casa Cor será no Jockey Club do dia 26 de maio à 14 de julho

sexta-feira, 13 de março de 2009

Vamos fazer uma composteira?


As plantas obtêm a maior parte de seus nutrientes do composto orgânico - húmus - ou seja, do material orgânico que se decompõe no solo.
Se você fizer sua própria composteira você terá com o resultado húmus para adicionar ao solo do seu jardim revitalizando-o. E com isso você consegue reduzir a quantidade de dejetos que vai para o aterro sanitário.

É muito simples se fazer uma composteira

Primeiro passo: conseguir uma lixeira grande de plástico, com tampa ou usar madeiras fazendo um cercado
Retire o fundo da lixeira e finque-a ao solo, em um local que tenha sombra e seja plano, para facilitar a drenagem.a sombra também ajudará a não ressecar o húmus com rapidez. Se a composteira estiver em um local de muito sol e calor os organismos do solo morrerão.

Use todo seu lixo orgânico, cascas, pó de café, casca de ovo, restos de comida, ossos, pó da varredura de sua casa, madeiras, folhas secas, gravetos, restos do corte da grama, enfim tudo que você não separar para reciclagem como plásticos, garrafas pet, papelão, jornais, metais.
A cada três dias revolva todo o material, quando você perceber que o material está esquentando é sinal que o processo de decomposição começou, aí você pode adicionar mais material.
Nesta fase milhões de fungos,bactérias, minhocas e outros bichinhos estarão trabalhando para você, ajudando na decomposição do material.
Quando estiver tudo triturado. Peneire o material e devolva os bichinhos para o local aonde você fará um novo monte para compostagem.
Utilize esse material peneirado nas suas plantas de vasos, jardins, horta e gramados.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Pesquisa da NASA indica plantas para filtrar o ar dentro de Casa

O mundo em que vivemos está cheio de produtos químicos sintéticos, e a maioria são tóxicos. Estes produtos são encontrados em nossos alimentos , materiais de limpeza e de higiene pessoal e em todos os objetos que nós tocamos. Mas se você pensar que a contaminação é algo que só ocorre ao ar livre, você está terrivelmente errado. As toxinas entram silenciosamente em sua casa, e a situação é mais comum do que você poderia imaginar. Estas toxinas nos envenenam até quando estamos dormindo.
Em uma pesquisa da NASA conduzida pelo Dr. Bill Wolverton foram descobertas inúmeras plantas que têm a propriedade de purificar e cuidar do ar de sua casa. Cientistas chegaram a esta conclusão após buscar maneiras de combater poluentes nos ambientes internos das espaçonaves.
E o melhor: todos nós podemos fazer uso do resultado destas pesquisas utilizando estas espécies em nossa casa ou ambiente de trabalho.
As espécies utilizadas são bastante conhecidas e acessíveis. Plantas como o Filodendro, a Jibóia e a Espada-de-São-Jorge, por exemplo, eliminam do ar algumas substâncias liberadas pela madeira compensada, pelos carpetes e por tecidos sintéticos.
Vamos fazer uso desta pesquisa e purificar o ar de nossas casa e ambientes de trabalho?

Hedera helix - hera






Chlorophytum comosum – clorofito ou paulistinha









Epipremnum aureum - jibóia








Spathiphyllum spp. – lírio da paz












Aglaonema modestum- falso café de salão












Chamaedorea sefritzii - palmeira chameodorea bambu











Sansevieria trifasciata “Laurentii”Espada de São Jorge











Philodendron bipinnatifidum –guaimbê









Dracaena spp.- dracena












Ficus benjamina -ficus












Gérbera jamesonii -








Chrysanthemum morifolium -crisântemo